O que oferecemos:

 

 

Tecnologia:

Irrigação

A água é a maior preciosidade que temos e é por toda essa importância que pesquisamos sempre como utiliza-la da melhor maneira possível. Dados mostram que os produtores rurais são responsáveis por aproximadamente 70% do consumo de água doce disponível, daí a importância da conscientização dos produtores para o seu uso racional.

Dois equipamentos usados na fazenda demonstram essa preocupação. Toda a irrigação das estufas é feita através de gotejamento. Trata-se de um tubo de material plástico flexível que possui, a cada 20 cm, um pequeno labirinto por onde a água passa e em um pequeno orifício no final do labirinto libera pequenas gotas para irrigar as plantas, não ocorrendo nenhum desperdício.

O outro equipamento de destaque é o sensor de irrigação da Hidrosense. Essa ferramenta foi fundamental para a fazenda, pois os benefícios foram muitos. Economia de água, energia e mão de obra, maior produtividade e principalmente um controle maior das infestações por bactérias de solo que se espalham mais rápido quando há excesso de irrigação.

Cultivo em vasos

Trata-se de uma forma alternativa de plantio a qual não é usado o solo e sim vasos com substratos industrializados.

Sentimos a necessidade de implantar em 1.999 este sistema já utilizado em países desenvolvidos, pois se trata de uma tecnologia mais avançada para cultivos dentro de estufas. Com uma adubação mais equilibrada, isenção de doenças de solo, maior sanidade das plantas, obtivemos uma produtividade 25% maior do que o cultivo no solo.

Mesmo com um investimento maior em sua implantação, esse sistema já faz parte da nossa rotina devido as enormes vantagens que ele oferece.

Enxertia

O cultivo em estufas permite o uso contínuo do solo, podendo-se plantar o ano todo.

Como consequência do seu uso continuado, fungos e bactérias instalam-se no solo, prejudicando o desenvolvimento e a produção das plantas. A enxertia, se usada de forma correta, ameniza estes problemas.

Trata-se de uma técnica onde é usado um porta enxerto resistente às doenças de solo e a planta que se quer produzir. Ë utilizado o sistema radicular do porta enxerto, desprezando a parte aérea e utilizando a parte aérea da planta que se quer produzir, desprezando o seu sistema radicular. Para garantir um bom pegamento é utilizado um pequeno prendedor para unir as duas plantas antes de elas serem cortadas.

 Hidroponia

Hidroponia significa cultivo de plantas em meio líquido e deriva de duas palavras de origem grega, HIDRO = água e PONO = trabalho. Têm-se relatos do seu uso nos Jardins Suspensos da Babilônia.

Excelente para o cultivo de alface, rúcula, agrião e outras, este sistema funciona com canos que são perfurados, as plantas são ali depositadas e a água que passa pelo cano contém todos os nutrientes que a planta necessita, irrigando-as pela raiz, principal característica das plantas hidropônicas por estarem totalmente isentas de terra.